AVABRA

A Associação dos Veteranos e Amigos do Basquetebol de Brasília - AVABRA é uma associação sem fins lucrativos, fundada em agosto de 1989, com o objetivo de valorizar e difundir o Basquetebol Master, promovendo a integração das famílias dos praticantes, num clima saudável e de companheirismo, bem como atuar na formação de novos dirigentes, técnicos, árbitros e jogadores. 

A AVABRA procurou a W6 Organização Social a fim de contratar uma Assessoria/ Consultoria, para a elaboração do Projeto, pré-execução, execução e pós-execução do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master que iria ser realizado em novembro 2020, sendo adiado para 2022 devido à pandemia da COVID-19.

A Entidade já participou de vários Campeonatos Brasileiros em diversas capitais e em agosto de 1997, rompendo fronteiras, representou o Brasil no Campeonato Mundial de Basquetebol Master, em Helsinki na Finlândia. Depois de ter conquistado um vice-campeonato feminino em Belo Horizonte/96 e um bicampeonato em Salvador (95/96) na categoria super-master (45+), conquistou o título máximo do Basquetebol Veterano em Florianópolis/97 com a categoria Sênior (35+). Esta é a AVABRA: amor, paixão e garra pelo basquetebol!

Importante salientar que a AVABRA é a única entidade que representa o Basquetebol Master no Distrito Federal, validada pela Federação Brasileira de Basquetebol Master – FBBM, entidade máxima de representação da modalidade no Brasil, esta, reconhecida pela Federação Internacional de Basquetebol. 

O Basquetebol Master é uma categoria para pessoas acima de 30 anos e é formada por atletas, ex-atletas e admiradores da modalidade que procura uma prática saudável e prazerosa de atividade física. As categorias são divididas de 5 em 5 anos, onde a categoria mais experiente é a de 80 anos. 

O Campeonato Brasileiro é regido pelas normas da Federação Internacional de Basquetebol e da Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM), sendo que cada Estado possui sua própria entidade representante da modalidade. 

No Brasil, temos o Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master como o maior encontro de atletas desta modalidade, reunindo grandes nomes do basquete brasileiro como Marcelinho, Carioquinha, Ratto, Martha, Alessandra, Karla, dentre outros. 

Podemos notar que, as quatro últimas edições do Campeonato, houve um aumento significativo no número de atletas inscritos a cada ano, em 2016 foram 880 atletas, em 2017, 910 atletas, em 2018, 960 e na última edição, na cidade do Rio de Janeiro, 993 atletas inscritos, e uma média de 500 acompanhantes entre familiares e amigos. Em Brasília, a organização do Campeonato, estima a participação de 1.200 atletas inscritos, com esse aumento, também poderemos considerar o aumento de acompanhantes. 

Serão mobilizados 8 (oito) ginásios na cidade sede, escolhidos por uma comissão técnica que, antecipadamente, com visitas técnicas, analisará a qualidade dos equipamentos apresentados pela AVABRA e após análise, serão escolhidos para sediar os jogos com a maior segurança e conforto para os participantes. Nas arenas escolhidas acontecerão jogos simultaneamente.

Brasília foi escolhida para sediar este Campeonato Brasileiro por decisão realizada em Assembleia, com a presença da Federação Brasileira de Basquetebol Master - FBBM e as demais entidades que representam a modalidade no Brasil.

Aguardamos o desenrolar dessa competição que foi adiada, por tempo indeterminado, devido a pandemia da COVID-19. O novo formato precisará de nova data, uma vez que a AVABRA anunciou que o evento não será disputado em 2021.

Equipe W6OS

facebook_1580915267201_edited.jpg